Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vagos o Conçelho

Ir para baixo

Vagos o Conçelho Empty Vagos o Conçelho

Mensagem  Admin Dom Abr 20, 2008 10:59 am

Vagos História

O povoamento do território que corresponde hoje ao concelho de Vagos é de origem antiquíssima não havendo memória da primeira fundação desta terra. Segundo alguns escritores, estes povos são descendentes dos fenícios, que depois de expulsos do Egipto, e saídos de Menfis, dirigiram-se para Norte entrando no rio Nilo, e mareando em direcção ao Norte, chegaram ao Monte Atlas, onde embarcaram em canoas e navegaram pelo Atlântico seguindo a costa da Península Ibérica para Norte, até que chegaram à barra da antiga Mira, que hoje fica na grande lagoa próxima de "S. Tomé Velho". Depois de terem entrado pela terra adentro, caminharam até onde hoje fica Nossa Senhora da Conceição de Vagos, pelo lado Nascente do "forte" de que ainda hoje há alguns vestígios, e sendo estas terras uma ilha vaga, acharam um promontório onde poderiam viver em segurança, e assim povoaram e habitaram as terras de Vagos.

Mesmo a designação, "Vagos" deve repousar no facto do território se encontrar despovoado, o que levou os primeiros povoadores a designa-lo de "Vacuus", significando etimologicamente "despejado".
Segundo António Gomes da Rocha Madail, era costume os descendentes dos antigos fenícios terem sempre nas suas casas um recipiente com uma certa quantidade de água, uma fouce "forneira", e uma "pica". Eram sempre muito fiéis aos seus familiares e conterrâneos, mas eram desconfiados e pouco fiéis em relação aos de fora, pois os vaguenses como tinham andado homiziados e expatriados, tinham sempre medo de serem pilhados, e por tais razões, colocavam várias sentinelas e vigias para guardarem as suas terras e haveres, daí o nome do lugar que hoje se chama Vigia.

Dedicaram-se à vida de pescadores, dado terem a Ria pelo Nascente, e outro braço pelo Norte e Poente, e mais tarde, dedicaram-se à pastorícia de gados, pois tinha sido esta a sua antiga ocupação, e daí os seus descendentes se transformarem em lavradores. Vagos era uma terra um pouco estéril, e apenas produzia em tempos remotos, tremoços bravos e figos dados por algumas figueiras aí existentes.

O primeiro repovoamento talvez deva atribuir-se ao presbítero Rodrigo, a quem o Conde Sisnando doou, com o respectivo e vasto território despovoado e selvático, em 1088, a ermida de S. Cristóvão nele existente, para o repovoar, vivendo nela. Que a doação sisnandina abrangera Vagos, ou melhor, o lugar da actual vila, que beneficiaria de tal obra de povoação, mostram-no os limites do território doado ao presbítero Rodrigo, desde a nascente até ao litoral do Oceano, ou seja, abrangia quase a totalidade do actual concelho de Vagos, estando incluída Sosa ou toda a sua parte Nordeste, a oriente do rio de Vagos. A velha ermida, cuja doação ao presbítero Rodrigo foi feita em fins de Janeiro de 1088 "cum sua mata", deve ter possuído uma primeira fundação imemorial e o seu culto deve ter talvez substituído um outro, hispano-romano pagão.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 257
Data de inscrição : 17/04/2008

https://salgueiro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos