Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vagos: Novo Centro de Saúde abre portas na segunda-feira

Ir para baixo

Vagos: Novo Centro de Saúde abre portas na segunda-feira Empty Vagos: Novo Centro de Saúde abre portas na segunda-feira

Mensagem  Admin Sáb Set 27, 2008 1:54 pm

Apesar do atraso de quase três anos, o novo equipamento dispõe de novas valências e renovados equipamentos, prometendo servir melhor os 20 mil utentes

O novo Centro de Saúde de Vagos entra em funcionamento na próxima segunda-feira, cinco anos após o início da sua construção.
Com instalações em frente à Escola Secundária, esta nova unidade de saúde possuirá mais valências e melhores equipamentos que a antiga, mantendo a mesma equipa de médicos (15), enfermeiros (14) e pessoal administrativo. Com efeito, e de acordo com informações da Sub-Região de Saúde de Aveiro, não haverá, por enquanto, reforço de meios humanos para dar assistência aos mais de 20 mil utentes.
A última semana foi dedicada à deslocação do equipamento médico e de grande parte do material informático, tendo o mobiliário sido sujeito a uma total renovação.
As consultas abertas (bem como as de Medicina Geral e Familiar) podem ser requeridas por todos os munícipes, mantendo o antigo horário: de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 20 horas, e aos fins-de-semana, das 8 às 20 horas.
A unidade de saúde faculta, também, consultas de Diabetes, Hipertensão Arterial, Planeamento Familiar, Saúde Infantil, Desabituação Tabágica e Alcoólica, e um programa de Educação para a Saúde. Dispõe, ainda, de serviço e cuidados continuados domiciliários.
A obra, cujo investimento rondou os dois milhões de euros, contou, ainda este ano, com um apoio de cerca de 120 mil euros por parte do Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).
Começado a construir em 2003, o edifício já está pronto há quase três anos (desde Janeiro de 2006), tendo a sua abertura sido adiada até agora por supostas dificuldades no fornecimento de energia. Entretanto, foi alvo de constantes actos de vandalismo (quatro, só este ano), e começava já a apresentar alguns sinais de degradação. Com efeito, a instalação eléctrica da obra ficou concluída mais tarde do que o previsto.
Rui Cruz, presidente da autarquia vaguense, atribui estes atrasos de fornecimento de energia ao dono da obra, a quem chegou mesmo a acusar de “clara incompetência na gestão de todo o processo”. O edil argumentava que, no contrato-programa, que foi assinado com a Administração Regional de Saúde e homologado pelo ministro da Saúde, “não consta que a autarquia é responsável pelo fornecimento de energia eléctrica”, acusando o Estado de ter “congelado deliberadamente” a abertura do Centro de Saúde, durante o ano passado.
O antigo Centro de Saúde (situado perto do quartel dos Bombeiros) ficará na posse da Câmara Municipal, mantendo-se, ainda, desconhecidos, os fins a que se destina.
Fonte Diàrio de Aveiro
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 257
Data de inscrição : 17/04/2008

https://salgueiro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos