Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As Origens de Soza

Ir para baixo

As Origens de Soza Empty As Origens de Soza

Mensagem  Admin Qua maio 14, 2008 5:51 pm

AS ORIGENS DE SOZA

A actual Paróquia de S. Miguel de Soza é uma das mais antigas freguesias do concelho de Vagos . Não sendo nossa intenção fazer um estudo histórico , aqui fica uma muito breve resenha desta terra cuja origem se perde nas calendas do tempo .

O antigo concelho de Soza , terminou com a reforma administrativa de 1853 . Nesta data passaram para o concelho de Oliveira do Bairro as freguesias de Palhaça e Mamarrosa . Soza ficou enquadrada no concelho de Vagos . Deste velho concelho quase tudo desapareceu . Até os documentos dos arquivos da extinta administração do concelho de Vagos , foram vendidos para embrulhos e para pasta de papel , por um administrador inconsciente e interesseiro .

Data de 1088 , o primeiro documento que fala de Soza .

Os Romanos deixaram a sua marca por estas paragens . No lugar onde se encontra o cemitério , teriam feito uma construção de defesa . Este local , ainda hoje , é conhecido por " Crasta " , em sitio altaneiro , está o lugar de " Cubelos " ( torreão da antiga fortaleza ) e junto ao lugar do Boco existe o lugar de " Ferrarias " onde se faziam ou concertavam os navios . Dos antigos casais , que ficavam a poente da Igreja Matriz , nada existe , tudo desapareceu . Quando se procedeu a escavações para implantar os muros do actual cemitério , descobriram-se sarcófagos de tijolo assentes em barro com uma cobertura de pedra calcárea com caracteres tidos por indecifráveis e vasos cerâmicos junto às ossadas . Segundo alguns especialistas ( vg. Dr. David Cristo ) , estes sarcófagos seriam sepulturas Godas .

Em 1192 D. Sancho I , doou Soza aos frades de Rocamador . O rei , preocupado com o povoamento desta região e querendo dar uma recompensa aos flamengos que o ajudaram na conquista de Silves , quando iam a caminho da Terra Santa em serviço das Cruzadas , entregou-lhes a orla marítima de Soza , onde abundavam florestas e animais selvagens .

Os frades fundaram uma Igreja e um Hospital junto ao mar ( hoje as marinhas do canal do Boco ) . Segundo rezam as crónicas , estes edifícios foram destruídos por um sismo ou marmoto . Os frades vieram então ocupar a Igreja actual , que se tornou centro de peregrinações . Felizmente que , desta época , se conseguiu encontrar a primitiva Imagem de Nossa Senhora de Rocamador , que se encontra guardada na sala museu da actual Igreja Matriz .

A muita riqueza da ordem de Rocamador que veio a Ter casas em Coimbra , Porto , Lisboa , Torres Vedras e Guarda , todas dependentes de Soza , subverteu o espírito orginal e , por isso , D. Afonso V , embora indirectamente , conseguiu , em Agosto de 1481 , a extinção do ordem , por bula do papa Sisto IV .

Para não alongar esta breve resenha histórica , mencionamos apenas o foral da Vila de Soza. A carta de foral foi doada a esta Vila por D. Manuel I em 16 de Fevereiro de 1514 .

Apesar de haver muito mais a dizer sobre a história desta terra de muito antigas e nobres tradições , não é este o espaço apropriado para tal . Fica para os historiadores esse trabalho.

Hoje , a Paróquia e a freguesia , coincidem nas fronteiras geográficas . Soza actualmente confina com a Palhaça ( Oliveira do Bairro ) e com Ouca ( Vagos ) , com Vale Ilhavo ( Ilhavo ) e com as Quintãs ( Aveiro ) , com Vagos e com Santo António ( Vagos ) distando 9 Km da Cidade de Aveiro, Capital do Distrito.

O tecido humano e geográfico da Paróquia de Soza está hoje fragmentado em seis lugares Soza , sede da paróquia e da freguesia , Boco , Lavandeira , Pedricosa ( o lugar mais pequeno ) , Fontão e Salgueiro ( o lugar mais populoso da freguesia ) .
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 257
Data de inscrição : 17/04/2008

https://salgueiro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos